metropoles.com

Executivos do Twitter acusam Elon Musk de colocar dados em risco

Diretores do Twitter pediram demissão, alegando que o corte de gastos promovido por Musk pode colocar em risco a segurança dos usuários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Muhammed Selim Korkutata / Anadolu Agency
Elon Musk, dono do Twitter, aparece pensativo ao lado de um logo da rede social. Ele poderá cobrar pelo selo de verificado - Metrópoles
1 de 1 Elon Musk, dono do Twitter, aparece pensativo ao lado de um logo da rede social. Ele poderá cobrar pelo selo de verificado - Metrópoles - Foto: Muhammed Selim Korkutata / Anadolu Agency

Depois de desembolsar US$ 44 bilhões para comprar o Twitter, Elon Musk está tentando recuperar o prejuízo. Além da demissão de boa parte da diretoria da empresa, o bilionário cortou metade dos funcionários da rede social e determinou que a outra metade volte ao trabalho presencial imediatamente.

Alguns dos poucos executivos que restaram pediram demissão nesta semana, alegando que os cortes feitos colocam em risco o próprio funcionamento do Twitter. Um deles foi a diretora de segurança da informação, Lea Kissner.

Segundo o jornal Financial Times (FT), as preocupações são sobre a segurança dos dados de usuários e do cumprimento da política de privacidade do Twitter. Os cortes atingiram as áreas de tecnologia da rede social e, por algum tempo, pairou a dúvida se havia sobrado gente suficiente para garantir que a plataforma permanecesse no ar – tanto que alguns dos funcionários cortados foram chamados para voltar a trabalhar poucas horas horas após a demissão.

4 imagens
Elon Musk, dono do X, é um dos homens mais ricos do mundo
Elon Musk recebe medalha do ex-presidente Bolsonaro
1 de 4

Recentemente, Elon Musk anunciou a compra do Twitter. Ele virou assunto mundial após oferecer US$ 44 bilhões para adquirir a rede social

Patrick Pleul - Pool/Getty Images
2 de 4

Dimitrios Kambouris/Getty Images for The Met Museum/Vogue
3 de 4

Elon Musk, dono do X, é um dos homens mais ricos do mundo

Muhammed Selim Korkutata / Anadolu Agency
4 de 4

Elon Musk recebe medalha do ex-presidente Bolsonaro

Palácio do Planalto

O assunto é potencialmente delicado porque o Twitter tem um compromisso legal com a Federal Trade Comission (FTC), dos Estados Unidos, agência responsável por fiscalizar práticas de fraude do mercado que possam prejudicar o consumidor. O acordo, assinado em 2011, trata especificamente da proteção de dados dos usuários da plataforma.

“Nenhum CEO ou empresa está acima das leis, e todos devem seguir as determinações legais”, alertou o FTC, em nota ao Financial Times, acrescentando que vê com “muita preocupação” os últimos acontecimentos no Twitter.

Ainda de acordo com o jornal FT, os executivos estariam sendo alertados de que as decisões tomadas por Elon Musk podem levar a pesadas multas aplicadas pelos órgãos fiscalizadores. Isso, somado ao fato de que as receitas do Twitter despencaram desde a aquisição (fato, aliás, admitido por Musk), coloca a plataforma em uma situação ainda mais delicada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?