metropoles.com

Turquia vai combater “ataques econômicos”, diz Erdogan

O país enfrenta um quadro de estresse financeiro. A lira turca bateu mínimas históricas diante de pressões impostas pelos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AGÊNCIA LUSA/EPA/BERK OZKAN
05428496
1 de 1 05428496 - Foto: AGÊNCIA LUSA/EPA/BERK OZKAN

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se comprometeu nesta segunda-feira (20/8) a lutar contra “ataques econômicos”, em mensagem de vídeo divulgada na véspera do feriado muçulmano do Eid. A informação é da agência de notícia estatal da Turquia. Segundo Erdogan, o país “não desistirá” diante da pressão sobre a taxa de câmbio imposta pelos Estados Unidos.

Erdogan comparou os ataques à economia aos realizados contra a convocação para orações muçulmanas e contra a bandeira nacional. “O propósito é o mesmo, é deixar a Turquia e o povo turco de joelhos e manter-nos reféns.”

No vídeo, Erdogan lembrou de batalhas históricas e pede unidade entre os turcos, reportou a agência estatal Anadolu. “Aqueles que tentaram fazer a Turquia se curvar ante eles com o uso de grupos terroristas, traidores entre nós e conspirações, verão em breve que a Turquia não desiste ante as taxas de câmbio“, afirmou o líder.

O país enfrenta um quadro de estresse financeiro e econômico. A lira turca bateu mínimas históricas, diante de problemas como a alta inflação e o que analistas consideram uma falta de compromisso do banco central com o controle do quadro.

Além disso, o quadro é exacerbado por tensões diplomáticas com os EUA por causa da detenção em território turco de um pastor americano, Andrew Brunson, acusado de terrorismo e espionagem. Os EUA cobram a libertação do pastor e impuseram tarifas sobre aço e alumínio turcos, o que levou Ancara a retaliar contra produtos americanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?