metropoles.com

Trump afirma esperar acordo comercial com Reino Unido após Brexit

Presidente americano chegou na segunda-feira ao Reino Unido e elogiou líderes nacionalistas pró-saída do país da União Europeia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
donald-trump1
1 de 1 donald-trump1 - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no segundo dia de sua visita a Londres que espera alcançar um “acordo comercial muito substancial” com o Reino Unido após a saída do país da União Europeia (UE).

“Acredito que teremos um acordo comercial muito, muito substancial”, afirmou Trump antes de conversar sobre comércio com empresários britânicos e americanos ao lado da primeira-ministra Theresa May, que pediu a construção de uma associação econômica “ainda maior” entre os países.

Elogiando a “grande aliança” entre os dois países, May ressaltou que acredita que “podemos torná-la ainda maior”, graças a um grande acordo bilateral “com uma cooperação econômica mais ampla, e continuando nosso trabalho conjunto para apoiar, modelar e influenciar a economia global e suas regras e instituições”.

May foi a primeira líder estrangeira recebida na Casa Branca após a vitória eleitoral de Trump, mas a relação entre os dois países está longe de ser perfeita: o Reino Unido defende o acordo nuclear com o Irã e o Acordo de Paris, ambos denunciados por Washington.

O presidente americano criticou diversas vezes a estratégia de negociação da primeira-ministra com Bruxelas e pressiona o Reino Unido para que exclua a gigante da tecnologia chinesa Huawei de sua rede de 5G por razões de segurança, sugerindo que pode prejudicar a cooperação de inteligência entre os dois países.

Uma autoridade do governo britânico disse ao The Times que May “não vai pedir desculpas” por ter decidido, segundo a imprensa, permitir que a Huawei construa partes não vitais da próxima geração de internet móvel do país.

Ainda nesta terça (04/06/2019), Trump e a premiê tomaram café da manhã acompanhados por Ivanka Trump, o duque de York e dirigentes de algumas empresas, numa tentativa de reforçar os laços comerciais entre os dois países. À noite, será oferecido um jantar na residência do embaixador, com a presença da rainha Elizabeth II, do príncipe Charles e sua mulher, Camila.

“Baby Trump” nos protestos
Em meio à visita de Trump, estão previstos protestos em diferentes cidades britânicas, incluindo uma “demonstração nacional” em Trafalgar Square. O líder dos trabalhistas, Jeremy Corbyn, estará presente na manifestação em Londres. Ele boicotou na segunda-feira o banquete com Trump.

Os manifestantes querem protestar contra as ideias defendidas pelo presidente americano. “Todas as pessoas que representam diferentes setores hoje vêm juntas para mostrar oposição, não só à pessoa, mas às ideias e ao tipo de visão do mundo que ele propõe”, disse o manifestante Alex Kenny.

Convocados por diversas organizações de defesa dos direitos humanos, da luta contra as mudanças climáticas e contra a guerra começaram a se reunir nesta manhã em frente ao Parlamento britânico.

Uma contagem regressiva antecedeu a apresentação de um enorme balão representando um bebê Trump laranja e de fralda, já usado nas manifestações de 2018, por ocasião de outra visita do presidente americano. / AFP e Agência Brasil

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?