metropoles.com

Senado dos Estados Unidos chega a acordo sobre orçamento

Decisão coloca fim a ciclo de crises fiscais que ameaçam paralisar o governo americano, mas ainda precisa vencer resistências na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

 

Os líderes do Senado dos Estados Unidos chegaram a um acordo nesta quarta-feira (7/2) para viabilizar o orçamento federal americano por dois anos, adicionando mais de US$ 200 bilhões em gastos federais. O acordo ainda precisa ser ratificado na Câmara, onde enfrenta resistência de líderes dos dois partidos.

O acordo entre os senadores Mitch McConnell, do Kentucky, o líder da maioria republicana, e Chuck Schumer, de Nova York, líder dos democratas, elevaria os rígidos limites impostos aos gastos militares e domésticos em vigência desde 2011 como parte de um acordo com o presidente Barack Obama.

O acordo fará com que os déficits orçamentários federais cresçam ainda mais, para além dos efeitos da revisão fiscal abrangente que os legisladores aprovaram em dezembro. No entanto, o entendimento viabiliza o uso de bilhões de dólares para áreas como infra-estrutura, a crise dos opióides, hospitais e pesquisa em saúde, segundo relatou uma fonte ao jornal New York Times.

Também inclui ajuda financeira a alívio de desastres para áreas atingidas pelos furacões do ano passado e incêndios florestais. “Espero que possamos construir esse impulso bipartidário e tornar 2018 um ano de conquista significativa para o Congresso, para os nossos eleitores e para o país que todos amamos”, disse McConnell.

O acordo ainda deve enfrentar dificuldades, particularmente na Câmara, onde os republicanos conservadores estão recusando o aumento de gastos e os democratas liberais querem mais garantias sobre a imigração.

O anúncio do entendimento ocorreu no momento em que o Congresso enfrenta mais uma ameaça de paralisação do governo, caso o acordo não seja aprovado pelas duas casas do Congresso americano até quinta-feira (8). Na terça (6), enquanto democratas e republicanos negociavam, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que não aceitaria uma proposta que não contemplasse seu projeto de muro na fronteira com o México e a alteração na concessão de vistos a estrangeiros. “Eu adoraria ver mais uma paralisação se não nos entendêssemos neste ponto”, declarou Trump.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?