metropoles.com

Preço dos alimentos no mundo bate recorde, mostra FAO

Índice de preços da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura foi a 159,3 pontos; aumento de 12,6% em um mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty
Alimentos ultraprocessados
1 de 1 Alimentos ultraprocessados - Foto: Getty

O preço dos alimentos ao redor do mundo bateu recorde em março, segundo mostra a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O índice de alimentos da organização, conhecido como FFPI, chegou a 159,3 pontos, um acréscimo de 12,6% em relação a fevereiro.

De acordo com a FAO, é o nível mais alto já atingido desde o início da medição, em 1990. “O aumento mais recente reflete em novas altas para os subíndices de óleos vegetais, cereais e carnes, enquanto os de açúcar e laticínios também aumentaram significativamente”, explica a organização.

O índice de preços dos cereais também bateu recorde, mediante alta de 17,1% no último mês, chegando a 170,1 pontos. “O aumento deste mês refletiu um aumento nos preços mundiais de trigo e grãos grosseiros, em grande parte impulsionado por interrupções nas exportações relacionadas a conflitos da Ucrânia e, em menor grau, a Federação Russa. A perda esperada de exportações da região do Mar Negro exacerbou a já restrita disponibilidade global de trigo”, detalha o informativo.

O conflito na Ucrânia impulsionou igualmente adicionamento de 19,1% no valor do milho, grão do qual o país invadido por Vladimir Putin é grande exportador.

Os óleos vegetais também estão entre os alimentos que bateram recorde nos preços. Foram 248,6 pontos registrados em março, com alta de 23,2%. A elevação nos produtos lácteos persiste há sete meses consecutivos, com média de 145,2 pontos.

O índice de preço das carnes também chegou a um recorde histórico de 120 pontos; aumento de 4,8% em relação a fevereiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?