PIB dos EUA cresce 5,7% em 2021, a maior alta desde 1984
A recuperação econômica americana veio de estímulos do governo Biden na economia após grandes perdas com a crise causada pela pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
O Produto Interno Bruto (PIB) americano registrou a maior alta histórica desde 1984, com crescimento de 5,7% em 2021. De acordo com analistas, o avanço da vacinação em massa permitiu que houvesse a expansão do consumo, o que contribuiu para aumentar a riqueza do país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27/1).
No quarto trimestre, a economia avançou 6,9% na taxa anualizada. O ritmo foi muito superior aos 2,3% registrados no terceiro trimestre e também acima das expectativas do mercado financeiro, que apontava uma alta de 5,5%.
Uma segunda leitura dos dados do 4º trimestre será feita em 24 de fevereiro para confirmar as informações soltadas nesta quinta-feira.
A recuperação econômica americana, após perdas consideráveis com a crise causada pela pandemia, veio de estímulos do governo Biden para mitigar os impactos do isolamento. O presidente dos EUA distribuiu cheques aos cidadãos e manteve os juros em patamares baixos, contribuindo para o consumo das famílias.
Além disso, Biden assinou medidas de expansão do valor da assistência alimentar oferecida para crianças que dependem da merenda escolar e orientou agências do governo a garantir empregos.