PIB da China cresce 3,9% no terceiro trimestre de 2022
Percentual é melhor do que esperado por analistas, mas abaixo da meta do ano, de 5,5%
atualizado
Compartilhar notícia
O produto interno bruto (PIB) cresceu 3,9% no terceiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, apontam os dados do Departamento Nacional de Estatísticas do país divulgados nesta segunda-feira (24/10). Os números superaram a expectativa de 3,3% da Agência Bloomberg e estão abaixo do esperado pela Reuters.
Entretanto, os 3,9% estão bem distantes da meta para este ano de 5,5%, índice que, se atingido, será o menor em três décadas.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) diminuiu neste mês sua previsão de crescimento da economia chinesa em 2022 e no próximo, dizendo que espera que cresça 3,2% neste ano, abaixo da previsão de 3,3%, em julho, e de 4,4% em 2023, abaixo dos 4,6%.
O país é o maior parceiro comercial do Brasil devido às exportações do setor agropecuário. Entretanto, o gigante asiático também passa por uma crise imobiliária e pelo impacto da política de “Covid zero”. A fim de conter a propagação do coronavírus, Pequim mantém duros lockdowns.
Sem explicações ao mercado, o governo chinês adiou o anúncio do PIB, que foi lido como uma tentativa de não desviar as atenções do 20º Congresso do Partido Comunista Chinês. O evento também reconduziu Xi Jinping como líder da China.