metropoles.com

Na Argentina, Batakis deixa o ministério da Economia após 24 dias

Ministra assumiu o posto enquanto o país vive momento delicado na economia. Novo ministro vai comendar um “superministério”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Silvina Batakis
1 de 1 Silvina Batakis - Foto: Reprodução

Comunicado divulgado nesta quinta-feira (28/7) pelo governo da Argentina confirma a saída de Silvina Batakis do Ministério da Economia, 24 dias após a ministra assumir a titularidade da pasta. Ela teria oferecido o cargo após rumores de que o presidente Alberto Fernández negociava sua substituição pelo chefe da Câmara dos Deputados da Argentina, Sergio Massa.

Na nota, o governo argentino afirma que a troca de ministro em uma das pastas mais sensíveis para o país seria para um “melhor funcionamento, coordenação e gestão”. Massa, confirmando as informações de bastidores, assume como novo ministro da economia da Argentina.

Veja o comunicado:

Bataki foi convidada a assumir o ministério no início deste mês (3/7) por Fernandez. Ela entrou no cargo após a renúncia do ex-ministro Martin Guzmán, em meio a crises e tensões.

Agora, Sergio Massa assumirá um “superministério”. Ele será responsável pelas pastas da Economia; Desenvolvimento produtivo e Agricultura; Gado e pesca; e Relações com órgãos internacionais e de crédito.

Inflação

Em junho, a variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 5,3%. Com isso, a inflação do país acumula alta de 64% nos últimos 12 meses – pior patamar desde 1992.

No mês passado, os itens que registraram maior aumento foram os de saúde, com alta de 7,4%, seguido pelas tarifas de água e combustíveis, com crescimento de 6,8%.

Para conter a inflação, o Banco Central da Argentina elevou sua taxa básica de juros em 300 pontos-base para 60%, o aumento mais acentuado desde 2019.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?