metropoles.com

Musk recebe autorização para colocar até 7,5 mil satélites em órbita

Eles fazem parte do serviço de internet Starlink, da SpaceX, outra empresa do bilionário, que também é dono do Twitter e da Tesla

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/SpaceX
fotografia colorida de foguete sendo lançado
1 de 1 fotografia colorida de foguete sendo lançado - Foto: Reprodução/SpaceX

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) aprovou, ontem, quinta-feira (1/12), a proposta da SpaceX, mais uma empresa de Elon Musk, de lançar até 7,5 mil satélites no espaço, em órbita baixa da Terra. Em 2018, a FCC havia concordado com o lançamento de 4.425 satélites de primeira geração.

Os equipamentos fazem parte do serviço de internet Starlink, da SpaceX. Segundo dados da Reuters, a companhia mantém uma rede em rápido crescimento, com mais de 3,5 mil satélites em órbita. O sistema tem dezenas de milhares de usuários nos EUA, com consumidores pagando pelo menos US$ 599 por um terminal e US$ 110 por mês pelo serviço.

Os reguladores americanos apontaram que os novos satélites atendem ao interesse público, mas negaram o pedido de lançamento de quase 30 mil novos equipamentos. A FCC limitou o número alegando preocupações com a segurança espacial e com resíduos na órbita da Terra.

Musk, que é dono do Twitter e da Tesla, a empresa de veículos elétricos, voltou ao noticiário esta semana por conta de outro de seus negócios. Na quarta-feira (30/11), disse que espera que um chip cerebral sem fio desenvolvido por sua empresa Neuralink comece testes clínicos em humanos em seis meses.

A companhia desenvolve interfaces de chip cerebral para, segundo ela, ajudar pacientes com deficiência motora e, eventualmente, problemas de visão. A Neuralink tem realizado testes em animais nos últimos anos, enquanto busca a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), o equivalente à Anvisa nos EUA, para iniciar ensaios clínicos em pessoas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?