metropoles.com

Haddad nega que queimadas afastem investimentos estrangeiros

Nos EUA, ministro Fernando Haddad diz que Brasil não é afetado porque os investidores estrangeiros olham para o país a médio e longo prazo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TCU
Imagem colorida de ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: TCU

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou, neste domingo (22/9), que o contexto fiscal e as queimadas que atingem o Brasil sejam responsáveis por afastar investimentos estrangeiros.

“Acredito que não [afasta investimentos]. Só [afasta] o capital especulativo, mas o capital que vai investir 15, 20, 30 anos no Brasil não é afetado por esse tipo de ocorrência. Nós temos que cuidar. Independentemente de qualquer coisa, tem que cuidar”, declarou o ministro a jornalistas em frente ao hotel que está hospedado em Nova York.

Segundo Haddad, o investidor estrangeiro olha para o Brasil “a médio e longo prazo”. “O que importa para ele é saber como estão as condições de médio e longo prazo no Brasil. Por isso que os investimentos estão subindo, apesar desse episódio [aumento dos juros]”, declarou.

Atualmente a taxa de juros básica do país, a Selic, está em 10,75% ao ano, após Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidir, por unanimidade, elevar os juros. Enquanto a inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 4,24%.

Além do chefe da Fazenda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros ministros estão em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Mais cedo, o presidente discursou na Cúpula do Futuro.

Durante a viagem oficial, Haddad terá reuniões bilaterais com autoridades e empresários para tentar angariar investimentos estrangeiros, sobretudo em transformação ecológica.

Haddad: governo irá apoiar estados afetados pelo fogo

O ministro também defendeu que o governo federal dará o mesmo apoio feito no Rio Grande do Sul — que sofreu com enchentes — para os governadores dos estados afetados pelos incêndios.

“Nós temos que trabalhar em parceria com governadores e prefeitos. Não há outra forma de superar esse tipo de coisa”, frisou Haddad.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?