FMI: Trump será bom para economia dos EUA, mas alerta demais países
Diretora-gerente do FMI acredita que Trump vai beneficiar a economia dos EUA, mas outros países podem sofrer com o protecionismo americano
atualizado
Compartilhar notícia
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumindo o cargo, é provável que seja bom para economia americana no curto prazo, embora o aumento das taxas de juros e o fortalecimento do dólar devam desafiar o comércio global.
Lagarde disse que os planos de Trump para investimentos adicionais nos EUA em infraestrutura e suas prováveis reformas fiscais impulsionarão a economia. Entretanto, Lagarde reconheceu que as políticas de Trump provavelmente apertarão os mercados internacionais.
Perguntada como o mundo perderá com a ascensão de Trump e a saída do Reino Unido da União Europeia, Lagarde descreveu “um impulso traiçoeiro” de antiglobalização e pensamento protecionista.
“Temos dito que a globalização é grande, o comércio internacional é grande, e realmente é”, disse ela. “Mas não olhamos para aqueles que estavam mal ou que serão negativamente impactados”, acrescentou.
Ela culpou esses impactos negativos em parte sobre a ascensão de robôs que ficarão em lugar de empregos, bem como o encolhimento dos ganhos da classe média global.
Lagarde cautelosamente evitou perguntas sobre seus pensamentos sobre Trump e suas decisões. Ainda assim, ela enfatizou a importância dos dados e fatos na tomada de decisões.