metropoles.com

Em meio a crise, Liz Truss demite ministro das Finanças do Reino Unido

Kwasi Kwarteng deixa o cargo após o governo divulgar um plano financeiro controverso que abalou mercados e alarmou agências financeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kwasi Kwarteng, ministro das Finanças britânico, caiu após plano fiscal desastroso. Na foto ele usa terno e óculos, sorrindo para a câmera - Metrópoles
1 de 1 Kwasi Kwarteng, ministro das Finanças britânico, caiu após plano fiscal desastroso. Na foto ele usa terno e óculos, sorrindo para a câmera - Metrópoles - Foto: null

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, demitiu o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng (imagem em destaque), nesta sexta-feira (14/10). A saída ocorre na esteira do plano anunciado pelo governo que alarmou os mercados sobre os riscos de desequilíbrio fiscal envolvendo um “alívio” nas contas de energia aos consumidores. 

A cadeira de Kwarteng não ficou vaga por muito tempo e ele já tem um sucessor. A página oficial do gabinete de Truss divulgou, há pouco, que o ex-ministro das Relações Exteriores Jeremy Hunt foi nomeado para o cargo. 

O plano fiscal que derrubou Kwarteng envolvia cortes de impostos, aumento dos empréstimos para impulsionar o crescimento da economia britânica – que sente os reflexos da pandemia, da guerra da Ucrânia e dos impactos causados pelo Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia). 

O pacote e os títulos do governo nesta semana, com o anúncio do plano e os temores sobre o futuro da economia do país, despencaram. O mercado temia mais inflação em um momento delicado onde os preços já estão elevados e os países desenvolvidos trabalham com altas taxas de juros.

O plano de Liz Truss também sofreu duras críticas do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Kwasi Kwarteng ficou no cargo por apenas 38 dias – o segundo mandato mais curto da história da pasta. Em 1970, Iain Macleod morreu 30 dias depois de assumir as finanças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?