metropoles.com

Economia mundial dá sinais favoráveis de crescimento, afirma FMI

Mesmo com os dados positivos, a estabilidade financeira global ainda terá obstáculos e permanecerá vulnerável no curto, médio e longo prazos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
economia, bolsa de valores
1 de 1 economia, bolsa de valores - Foto: istock

Apesar de a economia mundial apresentar sinais favoráveis de crescimento, a estabilidade financeira global enfrentará obstáculos e permanecerá vulnerável no curto, médio e longo prazos. A informações é parte do Relatório Global de Estabilidade Financeira (GFSR, sigla em inglês), divulgado nesta quarta-feira (18/4) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O relatório mostrou três áreas de vulnerabilidade: “Enfraquecimento da qualidade de crédito; instabilidades relacionadas à dívida externa em mercados emergentes e países de baixa renda; e descasamentos de liquidez em dólar entre bancos fora dos Estados Unidos”, diz o texto.

Para países emergentes, o prognóstico do estudo é “um panorama de condições financeiras positivas externas”, que deverá ser aproveitado oportunamente para “aprimorar suas políticas de regulação financeira para estabilidade monetária”.

Preocupação
O cenário geopolítico instável também é um fator preocupante para investidores. O FMI recomenda a  atores políticos aproveitarem o momento favorável para tomar medidas que reduzam os riscos, sobretudo no caso de emergentes (categoria na qual o Brasil se encaixa). Para estes países, o fundo aconselha “fortalecer os fundamentos econômicos e amortecer os choques externos”.

No caso de países desenvolvidos, a recomendação é “desenvolver suas ferramentas de política regulatória e financeira; e seguir os planos para fortalecer as instituições financeiras”.

Segundo o estudo, as baixas taxas de juros, adotadas para promover o crescimento econômico em várias nações, acabaram alimentando, como efeito secundário, um ambiente vulnerável e volátil do ponto de vista financeiro. Por isso, o desafio é trabalhar “estas vulnerabilidades” para que os países estejam preparados para crises econômicas.

Equilíbrio
De acordo com o FMI, é preciso ajustar aspectos econômicos e financeiros para evitar contratempos e problemas futuros. O texto cita, como exemplo, que o aumento mais rápido do que o previsto na inflação dos Estados Unidos pode fazer os bancos centrais retirarem a acomodação monetária (oferta de moeda), para equilibrar preços de produtos e serviços.

Para administrar o risco de alta inflação, reguladores financeiros podem controlar a oferta monetária. Contudo, este tipo de ação acaba abalando o próprio mercado financeiro e gerando instabilidade no sistema global.

Nessa terça-feira (17), o FMI elevou a projeção de crescimento do Brasil para 2,3% em 2018 e 2,5% em 2019, em estimativa divulgada pelo relatório Panorama da Economia Mundial.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?