Dona do Facebook é multada em 265 milhões de euros
Penalidade foi aplicada por vazamento de dados de cerca de 530 milhões de usuários, entre 2018 e 2019, após ação de hacker
atualizado
Compartilhar notícia
A Meta, dona do Facebook, foi multada em 265 milhões de euros (R$ 1,47 bilhão) por não proteger informações, como números de telefone, de cerca de 530 milhões de usuários na Europa A sanção foi aplicada nesta segunda-feira (28/11) pela Comissão de Proteção de Dados (CPD) da Irlanda, que analisa esses casos na União Europeia.
Essa é a terceira vez em quase um ano e meio que o CPD puniu a Meta, ou suas subsidiárias como o Instagram e o WhatsApp, em episódios envolvendo a violação de privacidade. No total, as multas superam US$ 900 milhões.
Um porta-voz da Meta, a empresa de Mark Zuckerberg, disse que a companhia avaliaria a decisão. A análise do caso começou no ano passado por um problema provocado por um um hacker, ocorrido entre maio de 2018 e setembro de 2019.
O controle das autoridades sobre a atividade das empresas de tecnologia tem sido rigoroso na Europa, mesmo fora da zona do euro. Na terça-feira (22/11), o órgão responsável por regular a concorrência entre empresas no Reino Unido informou que havia iniciando investigações contra a Apple e a Alphabet, a dona do Google.
O objetivo da apuração era definir se o domínio exercido pelas duas empresas sobre sistemas operacionais usados em celulares, assim como em jogos eletrônicos em nuvem, prejudica os consumidores.