metropoles.com

Dólar inicia setembro em alta por cautela no exterior

Banco Central segue com leilões de venda à vista de dólares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
Dólar
1 de 1 Dólar - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O dólar inicia o mês de setembro com alta nos mercados à vista e futuro, alinhado à tendência de apreciação da moeda americana ante divisas emergentes. O feriado nos Estados Unidos (Dia do Trabalho) deve reduzir a liquidez dos negócios, mas as atenções seguem concentradas em notícias sobre as relações comerciais do país com a China.

A guerra comercial entre os dois gigantes já começa a gerar reflexos nas economias dos vizinhos da China. A Coreia do Sul disse no domingo (01/09/2019) que as suas exportações para a China caíram 21,3% em agosto na comparação anual, puxando um declínio geral de 13,6% nas suas exportações.

E o Japão disse nesta segunda-feira (02/09/2019) que os gastos de capital pelos fabricantes do país caíram 6,9% no trimestre de abril a junho, o primeiro declínio em dois anos, à medida que companhias buscavam lidar com um declínio de quase dois dígitos nas exportações para a China.

Às 9h51, o dólar à vista era negociado a R$ 4,1575, em alta de 0,36%. No mercado futuro, a divisa para outubro era cotada a R$ 4,1640, com ganho de 0,40%. Nesta segunda, o Banco Central realiza leilões de venda à vista de dólares, venda de contratos de swap cambial reverso e venda de swap cambial tradicional.

As operações são para rolagem dos contratos de swap de novembro ou troca de da posição por moeda à vista. O Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar ante uma cesta de seis moedas de países emergentes, tinha alta de 0,18%.

Por aqui, um dos destaques da manhã fica com o Boletim Focus, que mostrou aceleração nas projeções dos analistas para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 – de 0,80% para 0,87% – depois que o indicador mostrou desempenho acima da mediana das projeções no segundo trimestre (0,04%).

Ainda de acordo com o Focus, a projeção para a taxa Selic deste ano permaneceu em 5,00%. No cenário político, o destaque fica com a pesquisa Datafolha que detectou piora na avaliação do governo Jair Bolsonaro, dias após as polêmicas envolvendo as queimadas na Amazônia e as trocas de farpas com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?