Demanda global por petróleo fica abaixo do esperado, diz Opep
Aumento da demanda por petróleo ficará em 2,5 milhões de barris por dia, segundo a instituição; projeção também foi revista para 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O aumento na demanda por petróleo em todo o mundo terá um crescimento menor neste ano. A projeção consta de um relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Segundo a estimativa do órgão, a demanda global de petróleo em 2022 deve ficar em torno de 2,5 milhões de barris por dia (bpd). A projeção anterior era de 2,6 milhões.
Ainda de acordo com a Opep, os países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) responderão por mais da metade do total: 1,3 milhão de barris por dia.
Para 2023, a instituição também reduziu suas projeções, de 2,3 milhões para 2,2 milhões de barris por dia em escala global.
Aumento da oferta
Segundo o relatório da Opep, o aumento da oferta de petróleo de produtores que não integram a organização será de 1,9 milhão de barris por dia – a estimativa anterior foi mantida neste caso.
Estados Unidos, Noruega, Canadá, Brasil, Cazaquistão e Guiana devem ser os países que mais contribuirão para o crescimento da oferta em 2022. Por outro lado, a produção tende a cair na Rússia e no México.
Para o ano que vem, a Opep manteve a projeção de aumento da oferta nos países de fora do grupo em 1,5 milhão de barris por dia.
Em outubro deste ano, os 13 países que integram a Opep produziram 29,5 milhões de barris por dia, um recuo de 210 mil bdp em relação a setembro.