metropoles.com

Demanda global por petróleo fica abaixo do esperado, diz Opep

Aumento da demanda por petróleo ficará em 2,5 milhões de barris por dia, segundo a instituição; projeção também foi revista para 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
Petróleo
1 de 1 Petróleo - Foto: Agência Brasil

O aumento na demanda por petróleo em todo o mundo terá um crescimento menor neste ano. A projeção consta de um relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Segundo a estimativa do órgão, a demanda global de petróleo em 2022 deve ficar em torno de 2,5 milhões de barris por dia (bpd). A projeção anterior era de 2,6 milhões.

Ainda de acordo com a Opep, os países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) responderão por mais da metade do total: 1,3 milhão de barris por dia.

Para 2023, a instituição também reduziu suas projeções, de 2,3 milhões para 2,2 milhões de barris por dia em escala global.

Aumento da oferta

Segundo o relatório da Opep, o aumento da oferta de petróleo de produtores que não integram a organização será de 1,9 milhão de barris por dia – a estimativa anterior foi mantida neste caso.

Estados Unidos, Noruega, Canadá, Brasil, Cazaquistão e Guiana devem ser os países que mais contribuirão para o crescimento da oferta em 2022. Por outro lado, a produção tende a cair na Rússia e no México.

Para o ano que vem, a Opep manteve a projeção de aumento da oferta nos países de fora do grupo em 1,5 milhão de barris por dia.

Em outubro deste ano, os 13 países que integram a Opep produziram 29,5 milhões de barris por dia, um recuo de 210 mil bdp em relação a setembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?