David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens ganham Nobel de Economia
Norte-americanos receberam prêmio de cerca de R$ 6,291 milhões. Anúncio foi feito nesta segunda-feira (11/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Os norte-americanos David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens são os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia 2021, anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia nesta segunda-feira (11/10).
Metade do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (o equivalente a R$ 6,291 milhões na cotação atual) foi para Card, “por suas contribuições empíricas para a economia do trabalho”, e a outra metade para Angrist e Imbens, “por suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais”.
“Os laureados deste ano – David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens – nos forneceram novos insights sobre o mercado de trabalho e mostraram quais conclusões sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais. Sua abordagem se espalhou para outros campos e revolucionou a pesquisa empírica”, relatou a academia, em nota à imprensa.
Usando experimentos naturais, David Card analisou os efeitos de salários mínimos, imigração e educação no mercado de trabalho. Seus estudos do início da década de 1990 desafiaram a sabedoria convencional, levando a novas análises e percepções adicionais.
Os resultados mostraram, entre outros fatores, que o aumento do salário mínimo não leva necessariamente a menos empregos.
“Agora, sabemos que a renda das pessoas que nasceram em um país pode se beneficiar de uma nova imigração, enquanto as pessoas que imigraram anteriormente correm o risco de ser afetadas negativamente”, explicou a instituição.
Já Angrist e Imbens resolveram um problema metodológico, em meados dos anos 1990, sobre o efeito de um ano a mais na escola. Eles demonstraram que conclusões precisas sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais.