metropoles.com

David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens ganham Nobel de Economia

Norte-americanos receberam prêmio de cerca de R$ 6,291 milhões. Anúncio foi feito nesta segunda-feira (11/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
premio nobel de economia
1 de 1 premio nobel de economia - Foto: Divulgação

Os norte-americanos David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens são os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia 2021, anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia nesta segunda-feira (11/10).

Metade do prêmio de 10 milhões de coroas suecas (o equivalente a R$ 6,291 milhões na cotação atual) foi para Card, “por suas contribuições empíricas para a economia do trabalho”, e a outra metade para Angrist e Imbens, “por suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais”.

“Os laureados deste ano – David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens – nos forneceram novos insights sobre o mercado de trabalho e mostraram quais conclusões sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais. Sua abordagem se espalhou para outros campos e revolucionou a pesquisa empírica”, relatou a academia, em nota à imprensa.

Usando experimentos naturais, David Card analisou os efeitos de salários mínimos, imigração e educação no mercado de trabalho. Seus estudos do início da década de 1990 desafiaram a sabedoria convencional, levando a novas análises e percepções adicionais.

Os resultados mostraram, entre outros fatores, que o aumento do salário mínimo não leva necessariamente a menos empregos.

“Agora, sabemos que a renda das pessoas que nasceram em um país pode se beneficiar de uma nova imigração, enquanto as pessoas que imigraram anteriormente correm o risco de ser afetadas negativamente”, explicou a instituição.

Já Angrist e Imbens resolveram um problema metodológico, em meados dos anos 1990, sobre o efeito de um ano a mais na escola. Eles demonstraram que conclusões precisas sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?