Coronavírus: PIB mundial vai retrair até 1%, prevê ONU
Relatório divulgado pela ONU alerta restrições a atividades econômicas no terceiro trimestre possam dificultar crescimento da economia
atualizado
Compartilhar notícia
A economia global deve encolher quase 1% neste ano devido à pandemia do novo coronavírus. Isso é o que prevê a Organização das Nações Unidas (ONU), em relatório divulgado nesta quarta-feira (01/04).
A projeção inicial, que não contava com os efeitos do vírus, era de que a economia crescesse 2,5% neste ano.
No pior cenário, a produção mundial poderá recuar ainda mais, segundo a ONU, caso restrições a atividades econômicas se estendam até o terceiro trimestre.
Segundo o documento, um pacote de estímulo fiscal – priorizando gastos em saúde e fornecendo suporte a renda de famílias mais afetadas – ajudaria a minimizar a probabilidade de uma recessão econômica profunda.
“São necessárias medidas políticas urgentes e ousadas, não apenas para conter a pandemia e salvar vidas, mas também para proteger os mais vulneráveis em nossas sociedades da ruína econômica e sustentar o crescimento econômico e a estabilidade financeira”, destacou a ONU.
O relatório foi elaborado pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (DESA, na sigla em inglês). Veja a íntegra do texto original aqui.