metropoles.com

Brexit piorou a economia do Reino Unido

A saída dos britânicos da União Europeia (UE), há dois anos, diminuiu a produtividade, reduziu o crescimento e empobreceu as famílias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida da bandeira do Reino Unido
1 de 1 Imagem colorida da bandeira do Reino Unido - Foto: Reprodução

O Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (EU), em janeiro de 2020, só fez piorar a economia britânica. Essa é a conclusão de uma análise publicada hoje, terça-feira (6/12), pelo jornal Financial Times, de Londres.

A avaliação, que retrataria um consenso entre economistas do Reino Unido, aponta que o Brexit tornou as famílias mais pobres, os salários estagnaram, as empresas reduziram investimentos e novas barreiras comerciais só prejudicaram as relações econômicas com a UE.

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, estimou que o Brexit provocará uma queda de longo prazo no nível de produtividade de pouco mais de 3% da taxa. A redução na economia como um todo será de 4%.

Outra estimativa aponta que, em 2016, a economia britânica tinha 90% do tamanho da alemã. Agora, esse número caiu para 70% .

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais ricos do mundo, prevê que o desempenho do Reino Unido nos próximos dois anos será pior que o de qualquer outra economia avançada, à exceção da Rússia.

No mês passado, a OCDE estimou que a economia britânica vai encolher 0,4% no ano que vem, à medida que enfrentará o aumento das taxas de juros, associado ao avanço da inflação e à queda da confiança dos agentes econômicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?