metropoles.com

Bolsas internacionais despencam com tensão entre EUA e China

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que um “erro” cometido na China foi a causa da disseminação do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GAGE SKIDMORE
donald trump
1 de 1 donald trump - Foto: GAGE SKIDMORE

Em meio a uma nova rodada de tensões entre Estados Unidos e China, com o presidente americano, Donald Trump, dizendo que acredita que um “erro” do país asiático causou a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, os mercados internacionais despencam, com quedas superiores a 4%, nesta segunda-feira (04/05), tanto na Ásia, em que os mercados encerraram as negociações, quanto na Europa.

Na Ásia, a maior queda foi vista em Hong Kong, e, na Europa, o maior recuo, nas primeiras horas de pregão, está registrado em Paris, na França.

Além da fala de Trump, soma-se ao cenário de instabilidade o que o Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, alegou. Segundo ele, há “enormes evidências” de que o surto começou em um laboratório na cidade chinesa Wuhan. Porém, alimentando uma tese que circula na Casa Branca há meses, Pompeo não apresentou provas que sustentassem a acusação.

Bolsas da Ásia

As Bolsas asiáticas fecharam em baixa. No entanto, os principais mercados da região – do Japão e da China continental -, não operaram nesta segunda-feira (04/05) devido a feriados locais. O índice Hang Seng liderou as perdas na Ásia, com um tombo de 4,18% em Hong Kong, a 23.613,80 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi caiu 2,68% em Seul, a 1.895,37 pontos, e o Taiex recuou 2,47% em Taiwan, a 10.720,48 pontos.

Na Oceania, a Bolsa australiana destoou do tom negativo na Ásia, graças em parte ao forte desempenho do setor de tecnologia. O S&P/ASX 200 avançou 1,41% em Sydney, a 5.319,80 pontos. Apenas o segmento de tecnologia saltou 5%, à medida que a ação da Afterpay disparou 24% com notícia de que o conglomerado chinês Tencent adquiriu participação na empresa australiana de tecnologia financeira.

Bolsas da Europa

As Bolsas europeias abriram o pregão desta segunda-feira (04/05) em baixa. Logo mais, investidores vão acompanhar índices de atividade (PMIs) industriais da zona do euro e de países do bloco. Às 4h13, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres caía 0,57%, a de Paris recuava 3,34% e a de Frankfurt se desvalorizava 2,74%. Em Milão, Madri e Lisboa, as perdas eram de 2,93%, 2,75% e 1,98%, respectivamente.

Petróleo

Os contratos futuros de petróleo operam em baixa na madrugada desta segunda-feira. Às 4h25 (de Brasília), o barril do Brent para julho caía 1,25% na ICE, a US$ 26,11 o barril, enquanto o WTI para junho recuava 6,22% na Nymex, a US$ 18,55 o barril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?