metropoles.com

Bolsas da Ásia fecham em queda, com Fed e China no radar

Na Ásia, inflação em alta no Japão e tensões geopolíticas causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia também preocuparam os investidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsa de valores sao paulo b3 queda
1 de 1 Bolsa de valores sao paulo b3 queda - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

As principais Bolsas da Ásia fecharam em queda nesta sexta-feira (18/11), em meio às sinalizações do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) de que deve elevar ainda mais a taxa de juros para conter a inflação.

Tensões geopolíticas causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia e o aumento de casos de Covid-19 na China também estão no radar e preocupam os investidores.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 terminou o dia em queda de 0,11%, aos 27.899,77 pontos. No acumulado da semana, o indicador caiu 1,29%.

Segundo dados divulgados nesta sexta pelo Banco Central do Japão, a inflação ao consumidor no país teve alta de 3,7% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado – acima da meta de 2% estipulada pela autoridade monetária.

O índice Kospi, de Seul, fechou a sessão oscilando positivamente (+0,06%), aos 2.444,48, depois de um dia de forte volatilidade. Na semana, a queda acumulada foi de 1,56%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 0,29%, aos 17.992,54 pontos, na terceira sessão consecutiva de perdas. Mesmo assim, no acumulado da semana, a alta foi de 3,85%.

O índice Xangai Composto, na China Continental, caiu 0,58%, aos 3.097,2 pontos – recuo puxado, principalmente, pela queda das ações do setor de eletroeletrônicos. Na semana, a alta foi de 0,32%.

No Brasil

Na quinta-feira (17/11), a Bolsa de Valores brasileira reverteu boa parte das perdas registradas mais cedo e encerrou o dia com queda de 0,5%, aos 109.702 pontos.

O Ibovespa, principal índice de ações do mercado, passou boa parte do dia em queda de mais de 2%, mas melhorou após o anúncio de mudanças na equipe de transição do governo Lula.

Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, divulgou uma carta anunciando que deixaria a equipe. No documento, Mantega diz que adversários estariam “criando dificuldades para o novo governo” em razão de sua atuação no projeto de transição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?