metropoles.com

Possível ataque russo à Polônia traz volatilidade para os mercados

Nos EUA, índices de ações que operavam com alta de até 2% reduziram o otimismo, e o petróleo subiu 1%, depois de passar o dia em queda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Misseis disparados pela Ucrânia contra a Rússia após invasão - Metrópoles
1 de 1 Misseis disparados pela Ucrânia contra a Rússia após invasão - Metrópoles - Foto: Getty Images

No meio da tarde, a agência de notícias AFP reportou que mísseis russos teriam atingido um vilarejo da Polônia próximo à fronteira com a Ucrânia. Embora autoridades da Rússia tenham negado o ataque, o governo polonês convocou uma reunião de emergência com representantes do departamento de segurança.

A notícia causou volatilidade nos mercados externos, pois adiciona risco ao conflito político entre Rússia e Ucrânia. A Polônia, país que tem fronteira com os dois países envolvidos na guerra, é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), organização militar integrada pelos Estados Unidos e que sempre ameaçou responder militarmente se fosse atacada pelos russos.

Os índices de ações dos Estados Unidos, que chegaram a disparar 2% mais cedo em razão de dados positivos do índice de inflação ao produtor local, encerraram a terça-feira (15/11) com altas mais modestas, abaixo de 1%. O dólar terminou o dia praticamente estável frente a moedas estrangeiras, mas também havia passado boa parte da sessão em queda.

O risco da entrada de países europeus no conflito ucraniano levou a uma alta do petróleo. O barril iniciou a terça-feira em queda de 2%, mas terminou o dia com alta de 1%.

A Rússia, uma das maiores produtoras de petróleo e gás, sofreu sanções econômicas da União Europeia em razão da invasão à Ucrânia e reagiu com uma redução no fornecimento de energia para os países vizinhos, o que causou uma disparada nos preços do petróleo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?