metropoles.com

Após impasse e adiamentos, Comissão de Orçamento será instalada nesta 4ª

O colegiado é responsável por analisar o projeto de Lei Orçamento Anual (LOA) de 2021 e deve funcionar até março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após longo impasse e três adiamentos, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) enfim será instalada, nesta quarta-feira (10/2), às 10h. O colegiado é responsável por analisar o projeto de Lei Orçamento Anual (LOA) de 2021 e deve funcionar até, no máximo, o início de março. A comissão deve ser presidida pela deputada Flávia Arruda (PL-DF), e a relatoria deve ficar a cargo do senador Márcio Bittar (MDB-AC).

A instalação da CMO estava prevista para ocorrer nesta terça-feira (9/2), mas o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decretou luto oficial e cancelou as atividades da Casa nesta terça, por causa da morte do senador José Maranhão (MDB-PB), vítima da Covid-19.

Formado por 30 deputados e 10 senadores titulares, o colegiado não foi instalado em 2020 devido a um impasse entre o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL). Ambos pertenciam ao mesmo bloco e indicaram, no início de 2020, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) para presidir o colegiado. Ao romperem, no segundo semestre do ano passado, Lira indicou Flávia Arruda para o comando da CMO.

Diante da ruptura, a comissão não foi instalada e o Centrão, liderado por Lira, passou a obstruir a votação no plenário da Casa. Lá, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que precede a LOA, foi votada diretamente, no fim de dezembro, com acordo entre os líderes.

A CMO, que vai analisar as leis orçamentárias que chegarão neste ano, será instalada entre abril e maio, sob a presidência de um senador e a relatoria de um deputado federal. Mediante acordo, as duas Casas alternam os dois principais postos do colegiado.

A comissão terá duas composições: uma analisará, até março, o orçamento atual; a outra começará os trabalhos a partir de abril, para discutir o orçamento de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?