metropoles.com

Após escadâlo da Volkswagen, França quer investigar setor automobilístico

A marca alemã admitiu ter manipulado testes de emissão de gases poluentes nos EUA, colocando a reputação da marca em jogo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VW/Divulgação
imagem colorida linha de montagem volkswagen
1 de 1 imagem colorida linha de montagem volkswagen - Foto: VW/Divulgação

O ministro das Finanças da França, Michel Sapin, pediu nesta terça-feira (22/09) uma investigação do setor automobilístico na Europa, após na semana passada a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelar na semana passada que a companhia alemã Volkswagen teria manipulado testes de emissão.

“Parece necessário. Nós precisamos fazer isso no nível europeu”, disse Sapin na rádio francesa, acrescentando que as companhias francesas do setor também devem passar por alguma investigação. “Mas não tenho nenhuma razão para acreditar que as companhias de carro francesas se comportaram da mesma maneira que a Volkswagen”, notou.

O escândalo com a montadora alemã pode levar a um foco maior na regulação no setor pelo continente. A Volkswagen não contestou o comunicado da agência norte-americana. A companhia, em vez disso, emitiu um pedido de desculpas por trair a confiança do consumidor, mas não admitiu publicamente a culpa por manipular os resultados dos testes de emissão de gases poluentes nos EUA. A companhia alemã disse que está reservando cerca de 6,5 bilhões de euros para cobrir qualquer medida necessária e outros esforços após ter admitido que driblou as análises. A notícia abalou a reputação da marca e afetou o preço de sua ação, que chegou a cair 40% durante o dia.

As montadoras da França apoiaram o pedido de Sapin para uma investigação abrangente do setor na Europa. A associação francesa dos fabricantes de automóveis disse que a apuração confirmará que as companhias francesas respeitam todos os procedimentos de testes nos países em que operam.

As montadoras francesas também pediram a criação de testes adicionais de emissão de poluentes em situações reais de uso dos carros, além dos testes atualmente feitos em laboratório. A Renault e a Peugeot Citroën vendem vários modelos de carros compactos, com motores mais eficientes e que segundo elas emitem menos gases poluentes na atmosfera. Fonte: Dow Jones Newswires.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?