metropoles.com

Aperto monetário deve continuar, indica Banco Central Europeu

Em suas duas últimas reuniões, o BCE elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual para conter a escalada da inflação na região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles - Foto: iStock

A pressão inflacionária na zona do euro continuará sendo um problema para o bloco em 2023, o que indica a manutenção do aperto monetário nos próximos meses. A avaliação é do Banco Central Europeu (BCE), que divulgou nesta quinta-feira (24/11) a ata de sua última reunião, realizada nos dias 27 e 28 de outubro.

No documento, o BCE sinaliza que, na reunião, “expressou-se a opinião de que o aperto monetário provavelmente precisaria continuar depois que a orientação da política monetária tivesse sido normalizada e mudasse para um território amplamente neutro”.

Isabel Schnabel, integrante do Conselho Dirigente do BCE, afirmou que a inflação não deve se dissipar no curto prazo e que o cenário atual pede “uma ação mais determinada” do banco para evitar que haja descontrole.

Em suas duas últimas reuniões, o BCE elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual.

“A argumentação foi a de que um aumento de 0,75 ponto percentual era um passo necessário rumo a um patamar mais neutro”, diz o texto.

“Observou-se que os participantes do mercado estavam precificando um aumento desse tamanho. Ficar aquém dessas expectativas de mercado implicaria um impulso indesejável de afrouxamento, potencialmente minando a confiança no compromisso do Conselho do BCE com a estabilidade de preços.”

Inflação em alta

Em outubro, a inflação na zona do euro registrou alta de 1,5% na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo escritório de estatísticas da UE, o Eurostat.

Na base de comparação anual, a inflação avançou 10,6%. O dado veio em linha com a média das projeções do mercado. O consenso Refinitiv estimava uma taxa de inflação mensal de 1,5% e anual de 10,7%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?