metropoles.com

Aos 71 anos, executivo reassume o comando da Disney

Bob Iger deixou a aposentadoria iniciada há menos de um ano para enfrentar concorrentes como Netflix e Amazon Prime

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida bob iger Disney
1 de 1 imagem colorida bob iger Disney - Foto: Divulgação

Em dezembro do ano passado, Robert Allen Iger, conhecido como Bob Iger, anunciou sua aposentadoria, após ocupar por mais de 15 anos a cúpula da Disney. Isso tanto como CEO, entre 2005 e 2020, quanto como presidente do conselho de administração, em 2021. Não deu tempo para esquentar o pijama, porém. Agora, aos 71 anos, ele reassumiu o comando da gigante de mídia e entretenimento.

No domingo (20/11), a Disney, fundada em 1923, anunciou a saída de Bob Chapek, seu ex-CEO. Ele havia assumido o cargo em fevereiro de 2020, no momento em que a Covid-19 se espalhava pelo mundo. A pandemia, entre outros entraves, provocou o fechamento dos parques de diversão da empresa.

Este ano, contudo, as ações não se recuperaram. Ao contrário, caíram mais de 40% até agora. O negócio de streaming, o Disney +, perdeu quase US$ 1,5 bilhão no último trimestre, mais que o dobro do prejuízo do ano anterior. A unidade não ficou no azul desde o seu lançamento, em 2019. A companhia espera que ela se torne lucrativa em 2024.

Desta vez, Iger concordou em permanecer no cargo por dois anos. A expectativa é que se concentre no desenvolvimento das plataformas de streaming. Nesse campo, enfrentará rivais como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max.

À frente da Disney, Iger realizou movimentos ousados. Ele supervisionou, por exemplo, a aquisição do estúdio de animação Pixar, em 2006, que tinha entre seus fundadores Steve Jobs, o criador da Apple. O ex-aposentado também comandou a compra da Marvel, em 2009, da Lucasfilm, em 2012, e da 21st Century Fox, em 2017.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?