metropoles.com

Eclipse solar híbrido ocorre nesta quinta (20/4). Entenda o fenômeno

Moradores do Brasil que queiram observar o eclipse podem entrar no canal do Youtube do Observatório Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Lorenzo Di Cola/NurPhoto para Getty Images
Moon Eclipse In Italy
1 de 1 Moon Eclipse In Italy - Foto: Foto: Lorenzo Di Cola/NurPhoto para Getty Images

Na madrugada desta quinta-feira (20/4), ocorrerá o primeiro eclipse solar de 2023. Não será possível observar o fenômeno natural do Brasil, ele será visto apenas de pontos da Austrália, Timor Leste e Indonésia.

O fenômeno desta vez será mais especial, porque se trata de um eclipse híbrido, que acontece apenas a cada 10 anos. Isso quer dizer que, dependendo de onde estiverem, os observadores verão um eclipse solar total ou anular.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua fica posicionada entre o Sol e a Terra, de forma que uma sombra se forma na superfície do nosso planeta. Quando o Sol fica completamente coberto, chama-se o fenômeno de eclipse solar total; quando ele não fica completamente coberto, chama-se parcial ou anular.

Apesar de não ser possível observar o fenômeno no Brasil, o Observatório Nacional, instituto de pesquisa ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, vai transmitir o evento natural a partir das 22h desta quarta-feira (19/4) pelo projeto Céu em Casa, no YouTube.

Conforme explica a astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento, um eclipse solar híbrido ocorre quando há uma mudança de eclipse total para eclipse anular à medida que a sombra da lua corre sobre a Terra. Isso quer dizer que, em alguns lugares, os espectadores visualizarão um eclipse solar total e, em outros, um eclipse solar anular, semelhante a um anel.

Eclipse no Brasil

O próximo eclipse solar que poderá ser visto no Brasil ocorrerá em 14 de outubro. Estados das regiões Norte e Nordeste poderão ver a versão anular; o restante do país assistirá à versão parcial do fenômeno.

O Observatório Nacional, no entanto, alerta que a observação de um eclipse solar pode causar danos irreversíveis aos olhos. Esse tipo de fenômeno, diz o instituto, deve ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?