Duas mulheres morrem no Peru após ondas causadas por erupção em Tonga
Vítimas estavam em um veículo na praia de Naylamp, no norte do país, quando foram arrastadas pelo mar
atualizado
Compartilhar notícia
Duas mulheres morreram afogadas no norte do Peru devido a fortes ondas causadas pela erupção do vulcão submarino em Tonga. A informação foi divulgada neste domingo (16/1) pela polícia peruana.
“Lamentamos a sensível morte de duas pessoas, que foram encontradas mortas por policiais na praia de Naylamp, quando as ondas estavam anormais. Da mesma forma, dá-se a conhecer que a praia em causa é declarada como ‘imprópria para banhistas'”, reportou a Polícia Nacional do Peru, em uma rede social.
Lamentamos el sensible fallecimiento de dos personas, que fueron halladas sin vida por efectivos de la comisaría #SanMartin, en la playa Naylamp, cuando el oleaje era anómalo. Asimismo, se hace de conocimiento que la playa en mención, está declarada como ‘no apta para bañistas’. pic.twitter.com/WnRuEj84nr
— Policía Nacional del Perú (@PoliciaPeru) January 16, 2022
De acordo com a imprensa local, ondas de mais de dois metros atingiram a costa do país. As vítimas estavam em um veículo que foi arrastado pelo mar.
As ondas surpreenderam banhistas e comerciantes. O alerta não foi dado pelo governo local. A congressista Susel Paredes (Partido Morado) lamentou a inércia das autoridades e cobrou uma resposta do comandante-geral da Marinha peruana, o almirante Alberto Alcalá Luna.
#QuienResponde? @larepublica_pe @NoticiasTvi @RPPNoticias @lamula @exitosape @elcomercio_peru @weblaindustria @soltvcanal pic.twitter.com/7tEYW1vSQY
— Susel Paredes (@suselparedes) January 16, 2022
Estados Unidos, Japão, Austrália, Chile e vários outros países do Pacífico alertaram para o risco de tsunamis após o vulcão entrar em erupção.