metropoles.com

Duas jornalistas são assassinadas a tiros em Veracruz, no México

O governador do estado afirmou buscar os culpados e disse que o crime não ficará impune. México sofre onda de violência contra imprensa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tetra Images/ Getty Images
Arma de fogo em cima de uma mesa de madeira- Metrópoles
1 de 1 Arma de fogo em cima de uma mesa de madeira- Metrópoles - Foto: Tetra Images/ Getty Images

Duas jornalistas mexicanas foram mortas, nesta segunda-feira (9/5), no estado de Veracruz, no leste do México. As mortes ocorrem três dias depois de outro profissional de mídia morrer espancado. As informações foram repassadas por usuários do Twitter e pela mídia local. Segundo jornais mexicanos e agências de notícias, o gabinete do procurador-geral do estado confirma as mortes e aponta o aumento do número de mortos.

Nesta segunda, foram assassinadas Yessenia Mollinedo e Sheila Garcia, no município de Cosoleacaque, informou a procuradoria no Twitter. A mídia local informou que homens armados, ainda não identificados, atiraram nas duas mulheres enquanto elas estavam sentadas em um carro.

Veja um dos tuítes de usuários:

O governador de Veracruz, Cuitláhuac García, usou suas redes sociais para afirmar que os culpados pelos assassinatos são procurados e que a Justiça será buscada. Disse ainda que Veracruz não vai tolerar essas agressões. Veja as mensagens: 

Violência

A violência contra os trabalhadores da mídia aumentou durante o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador. Segundo reportagem publicada em abril pelo Article 19, um grupo de defesa da liberdade de expressão, Lopez Obrador criticou a mídia em média seis vezes por mês em 2021.

No mês passado, López Obrador atacou os legisladores da União Europeia depois que eles aprovaram uma resolução pedindo que ele diminuísse a retórica contra os jornalistas.

Somente em 2021, um caso de violência contra a imprensa foi relatado em média a cada 14 horas – dois em cada cinco estavam ligados a funcionários do governo, segundo o Artigo 19.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?