metropoles.com

Dois americanos admitem ter ajudado Carlos Ghosn a fugir do Japão

Acusados afirmaram que ajudaram empresário a fugir do Japão dentro de caixa de equipamento de som em jatinho particular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Carlos Ghosn
1 de 1 Carlos Ghosn - Foto: Getty Images

Dois americanos admitiram que esconderam o ex-presidente da Nissan e da Renault Carlos Ghosn em uma caixa de equipamento de som para ajudá-lo a fugir do Japão para o Líbano. A confissão ocorreu nesta segunda-feira (14/6), em um tribunal de Tóquio. O brasileiro Carlos Ghosn foi preso em 2018 por suspeitas de violações financeiras.

Michael Taylor, um veterano do exército americano e ex-membro das forças especiais dos Estados Unidos e o filho, Pete Taylor, se declarraam culpados das acusações feitas pela promotoria japonesa logo no início do julgamento. Uma terceira pessoa, o libanês George-Antoine Zayek, também é acusado de ajudar na fuga, mas segue foragido.

3 imagens
TOKYO, JAPAN - APRIL 25: Former Nissan Motor Co. Chairman Carlos Ghosn (C) leaves Tokyo Detention House on April 25, 2019 in Tokyo, Japan. (Photo by Takashi Aoyama/Getty Images)
Carlos Ghosn Bichara
1 de 3

Mahmut Geldi/Anadolu Agency via Getty Images
2 de 3

TOKYO, JAPAN - APRIL 25: Former Nissan Motor Co. Chairman Carlos Ghosn (C) leaves Tokyo Detention House on April 25, 2019 in Tokyo, Japan. (Photo by Takashi Aoyama/Getty Images)

Takashi Aoyama/Getty Images
3 de 3

Carlos Ghosn Bichara

Arte Metrópoles

Michael, de 60 anos, e Peter, de 28, podem ficar presos por até três anos caso sejam condenados. Eles estavam detidos no Estados Unidos desde maio do ano passado e chegaram a recorrer à Suprema Corte do país para evitar a extradição para o Japão. Michael e Peter alegaram que poderiam enfrentar condições semelheantes à tortura, mas o pedido não foi aceito e os dois foram extraditados para o Japão, em março deste ano.

Ghosn foi preso em 2018, acusado de subestimar a própria renda em mais de US$ 80 milhões ao longo de oito anos de relatórios financeiros da Nissan e de levar a montadora a pagar a companhia de um amigo na Arábia Saudita que o ajudou com um problema financeiro pessoal. Ele fugiu do Japão, onde estava em liberdade condicional até o julgamento, em um jatinho privado para o Líbano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?