Doença misteriosa transforma pombos em “zumbis” com pescoço retorcido
O vírus não pode ser transmitido para humanos, mas há relatos de pessoas que tiveram conjuntivite após tocarem nos pombos infectados
atualizado
Compartilhar notícia
Um vírus misterioso tem transformado pombos em “zumbis” na ilha de Jersey, onde algumas das aves foram sacrificadas. De acordo com o jornal britânico The Mirror, o alerta partiu de um santuário de pássaros, que classificou a doença como “viral e fatal”.
Chamado de paramixovírus de pombos e também conhecido como PPMV ou Doença de Newcastle, o vírus provoca diversas reações nos animais, tanto nos sistemas neurológicos como em seus próprios corpos. O pombo com a condição, por exemplo, possui um pescoço retorcido.
As aves tendem a ficar magras e andam em círculos, sem capacidade de voar. Além disso, suas fezes são esverdeadas. O vírus não pode ser transmitido para humanos, mas há relatos de pessoas que tiveram conjuntivite após tocarem nos pombos infectados.
“É uma doença de notificação obrigatória em aves de cativeiro [o que significa que os casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades], mas não em aves selvagens. Além de apresentar sintomas neurológicos, as aves afetadas geralmente são magras e têm fezes verdes. Às vezes eles também terão lesões resultantes de não conseguirem se equilibrar ou voar bem”, disse um porta-voz na ilha de Jersey.
Ele acrescentou que a doença não tem tratamento. “Muitas aves morrem em poucos dias”, lamentou. “A doença é extremamente infecciosa e se espalha através de fezes e outras secreções. O vírus pode sobreviver por mais tempo nos meses mais úmidos e frios, o que significa que grupos de casos são mais comuns nesta época do ano”, concluiu.