Último prisioneiro britânico em Guantánamo é solto após quase 14 anos
Shaker Aamer está na prisão desde 2002, embora nenhuma acusação tenha sido feita contra ele
atualizado
Compartilhar notícia
O último britânico detido na Prisão da Baía de Guantánamo foi solto e está de volta ao Reino Unido após quase 14 anos. Shaker Aamer, nascido na Arábia Saudita, é casado com uma britânica, se mudou para Londres em 1997 e hoje tem quatro filhos com a esposa. Durante seu tempo capturado, ele se tornou porta-voz dos prisioneiros.
O anúncio da libertação foi feito pelo Ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Phillip Hammond, nesta sexta-feira. Desde 2007 as autoridades britânicas fizeram lobby pela soltura, mas apenas agora obtiveram sucesso. O primeiro-ministro, David Cameron, também havia pedido para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, resolver esse caso do último prisioneiro com laços com o Reino Unido.
Shaker Aamer foi detido pelas forças anti-Taleban no Afeganistão em 2001 após a invasão norte-americana e foi entregue às tropas dos EUA. Ele ficou em Guantánamo desde fevereiro de 2002, mesmo sem que nenhuma acusação tenha sido feita contra ele. As autoridades norte-americanas alegam que ele era ligado a um grupo de terroristas.