metropoles.com

Regime sírio autoriza intervenção da ONU em cidades onde população passa fome

O objetivo da ONU é levar suprimentos e insumos médicos aos habitantes que correm risco de morte por desnutrição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução YouTube
Fome na Síria
1 de 1 Fome na Síria - Foto: Reprodução YouTube

O regime do ditador sírio Bashar al-Assad concedeu um pedido feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira (7/1), para que a entidade possa acessar três cidades sitiadas pelo exército. O objetivo da ONU é levar suprimentos e insumos médicos à população que corre risco de morte por desnutrição.

A cidade de Madaya, localizada em uma região montanhosa a 26km da capital Damasco, e as cidades de Fua e Kafraya, na região norte da síria, receberão suprimentos humanitários, segundo nota da ONU publicada nesta quinta (7).

O acordo entre a ONU e o regime sírio é uma resposta a recentes publicações de fotos e vídeos de pessoas gravemente desnutridas publicadas por ativistas baseados em Madaya. Entre os vídeos, há o de um recém-nascido que, segundo a mãe, não toma leite há um mês, e a de um menino de oito anos que diz não ter comido há sete dias. As fotos e os vídeos foram compartilhados em redes sociais por usuários sírios nos últimos dias e ganharam repercussão internacional.

A situação em Madaya é urgente, segundo a nota da ONU, porque a cidade não recebe suprimentos e atenção médica desde 18 de outubro de 2015.

“Atualmente há quase 42 mil habitantes em Madaya correndo risco de inanição,” segundo a nota. “A ONU recebeu relatos de pessoas morrendo de desnutrição e sendo assassinadas enquanto tentam sair da cidade. No dia 5 de janeiro, um homem de 53 anos morreu de desnutrição e os outros cinco membros de sua família sofrem de inanição severa.”

Os habitantes de Madaya passaram a comer plantas caseiras e até animais de estimação, segundo o jornal britânico “The Guardian”. Alguns arriscam catar folhagens em campos minados na periferia da cidade. A agência humanitária Médicos sem Fronteiras disse em nota que 23 pacientes, tendo seis deles menos de um ano de idade, morreram em uma única clínica em Madaya desde o dia 1˚ de dezembro.

As cidades de Madaya, Fua e Kafraya estão atualmente rodeadas por forças militares que apoiam o regime de Bashar al-Assad, em guerra contra forças rebeldes desde 2011.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?