Papa Francisco doa US$ 100 mil para as vítimas do furacão no Haiti
Dinheiro do Vaticano será enviado como uma “primeira e imediata expressão concreta dos sentimentos de proximidade espiritual” do pontífice
atualizado
Compartilhar notícia
O papa Francisco autorizou o envio de US$ 100 mil para ajudar a população do Haiti após a passagem do furacão Matthew, que deixou mais de mil mortos e feridos, além de ter causado vários danos no país, informou nesta sexta-feira (14/10), o Vaticano.
A doação será feita através do Pontifício Conselho “Cor Unum”, encarregado das atividades de solidariedade, diz o comunicado. O dinheiro será repartido nas dioceses “mais afetadas por este desastre natural e será utilizado na assistência às vítimas”.
ONU
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viajará ao Haiti neste sábado para visitar áreas devastadas pelo furacão Matthew, enquanto um apelo do organismo para conseguir fundos para a nação caribenha arrecadava muito menos que o esperado.
Ban visitará Les Cayes – uma das cidades mais atingidas pelo Matthew no sul do Haiti – e se reunirá com autoridades haitianas, informou seu gabinete. A ONU lançou um chamado de emergência para arrecadar 120 milhões de dólares para ajudar o Haiti a superar sua pior crise humanitária desde o terremoto de 2010.
Até o momento, só foram coletados 6,1 milhões de dólares, apenas 5% do total necessário, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.