metropoles.com

Mais de 300 imigrantes morrem em tentativa de cruzar o Mediterrâneo

Relatos da imprensa afirmam que os imigrantes estavam a caminho da Itália

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Stephen Ryan / IFRC
refugiados imigrantes
1 de 1 refugiados imigrantes - Foto: Stephen Ryan / IFRC

Mais de 300 imigrantes morreram, provavelmente afogados, em uma tentativa de cruzar o Mar Mediterrâneo a partir do Egito, informou o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, durante uma reunião de ministros da União Europeia em Luxemburgo.

Steinmeier disse que não podia confirmar a nacionalidade dos imigrantes e grupos de ajuda humanitária e autoridades egípcias não forneceram mais detalhes sobre a embarcação que naufragou. Relatos da imprensa afirmam que os imigrantes estavam a caminho da Itália.

Sobreviventes
Quase 600 imigrantes foram resgatados e levados para a Itália entre o domingo (17/4) e a segunda-feira (18), informou a Organização Internacional para Imigração, em mais um sinal de que a rota italiana está começando a ser mais procurada depois do fim do inverno local.

Cerca de 460 pessoas foram levadas para o porto de Augusta, na Sicília, de acordo com Flavio di Giacomo, porta-voz da organização. Entre eles, dois estavam feridos a bala. Outros 100 estavam a caminho de Lampedusa em botes infláveis, onde foram encontrados seis mortos. As duas embarcações haviam partido da Líbia.

Com isso, o total de imigrantes e refugiados que chegaram à Itália até agora neste mês soma quase 6,2 mil, em comparação com cerca de 2 mil na Grécia no mesmo período. Em março, a União Europeia chegou a um acordo com a Turquia para interromper o fluxo de imigrantes que seguiam para a Grécia e, com isso, a quantidade de pessoas tentando cruzar o Mar Egeu diminuiu.

Durante 2014 e o primeiro semestre de 2015, a Itália era a principal porta de entrada dos imigrantes para a Europa, com mais de 300 mil pessoas chegando do Oriente Médio e da África. Depois os sírios começaram a cruzar da Turquia para a Grécia, como uma alternativa menos perigosa, o que fez a quantidade de pessoas entrando na Grécia crescer para 857 mil no ano passado.

No entanto, a maioria dos que chegaram à Itália nos últimos dias são somalianos e afegãos, segundo a Organização Internacional para Imigração. “Houve um significativo aumento das chegada nos primeiros três meses [deste ano] na Itália”, afirmou di Giacomo

De todo modo, as chegadas na Itália até agora neste mês estão menores do que em abril do ano passado, quando elas somaram 16 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?