Alemanha diz que refugiados são bem-vindos apesar do controle na fronteira
País introduziu controle após milhares de imigrantes terem chegado de trem na semana passada
atualizado
Compartilhar notícia
O porta-voz do governo da alemão, Steffen Seibert, disse que os refugiados podem continuar a ir para a Alemanha apesar de terem começado os controles na fronteira com a Áustria, mas ele espera que eles façam isto de forma mais ordenada.
A Alemanha introduziu controles nas fronteiras neste domingo (13/9) após milhares de imigrantes terem chegado de trem durante a semana passada. No sul da cidade de Munique, o principal ponto de entrada, 12.200 imigrantes chegaram no sábado e 7.100 no domingo.
Seibert disse nesta segunda-feira (14/9) que “o controle na fronteira não significa que ela será fechada”. Ele acrescentou que os “refugiados podem continuar a vir para a Alemanha. Desejamos que isto ocorra em um processo mais ordenado e em um acordo, no qual todos os países da Europa façam o seu dever de solidariedade”.O vice-chanceler da Alemanha, Sigmar Gabriel, defendeu a decisão de seu país de introduzir controles fronteiriços em determinados pontos de passagem ao longo do fim de semana.
Gabriel disse em uma carta ao seu Partido Social-Democrata que o movimento “não é sobre um fechamento de fronteiras e não é absolutamente uma suspensão dos direitos básicos de asilo”.
Mas, segundo ele, o controle deve ser visto como um “sinal claro” para “os nossos parceiros da União Europeia que a Alemanha, mesmo estando preparada para fornecer assistência desproporcional, não pode acomodar todos os refugiados sozinha”.