metropoles.com

Direitos humanos denunciam sumiço de 327 manifestantes na Colômbia

Manifestações contra o atual governo colombiano já resultaram em 83 homicídios e milhares de prisões, além dos desaparecimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
iván duque
1 de 1 iván duque - Foto: Reprodução/Twitter

Organizações de direitos humanos denunciaram, nesta quarta-feira (30/6), desaparecimento e tortura de mais de 300 manifestantes na Colômbia, com pedido à ONU que condene a repressão do governo colombiano.

As organizações colombianas e outras de todo o mundo afirmam que, ao longo dos dois meses de manifestações no país, 83 pessoas morreram, 327 estão desaparecidas e mais de 3.200 foram presas.

Elas alegam que são vítimas do esquadrão de choque e de cúmplices das forças armadas do Estado. Já o governo afirma que grupos ligados ao narcotráfico e ao Exército de Libertação Nacional (ELN), última guerrilha do país, causam confusões entre manifestantes.

Segundo a polícia e o Ministério da Defesa da Colômbia, dois uniformizados também morreram e outros dois ficaram feridos durante os atos.

As manifestações, majoritariamente pacíficas, são contra o governo do conservador Iván Duque (foto em destaque) e acontecem desde abril deste ano.

O relatório, que será apresentado à ONU em Genebra, ressalta que os ataques, estupros e choques são direcionados principalmente a indígenas, membros da comunidade LGBTQIA+, defensores de direitos humanos, médicos e jornalistas.

Os Estados Unidos e a União Europeia repudiam os abusos ocorridos. Nessa terça-feira (29/6), três policiais foram suspensos por agredirem jornalistas e um jovem em protestos na capital.

O Conselho Presidencial de Direitos Humanos conduz, no momento, 127 investigações “por supostas infrações disciplinares” praticadas pela polícia do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?