Diplomatas deixam diálogo de lado e caem na porrada. Vídeo
Durante uma conferência no Japão, dois diplomatas deixaram o diálogo de lado, caíram na porrada e precisaram ser contidos
atualizado
Compartilhar notícia
Dois diplomatas deixaram o diálogo de lado e caíram na porrada durante um evento em Tóquio, Japão, no último sábado (24/8). Os protagonistas do momento foram os representantes do Marrocos e Argélia, que elevaram a disputa sobre o Saara Ocidental e foram às vias de fato.
Tudo aconteceu por conta de uma placa com a inscrição “República do Saaraui”, que surgiu em uma das mesas de negociação da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (Ticad).
Ao ver o objeto, o representante marroquino subiu em cima da mesa e tentou tirar a placa da mesa. Após a ação, um diplomata argelino conteve o homólogo com uma espécie de golpe de judô. Os dois precisaram ser contidos por outros membros que participavam do encontro.
A reação do diplomata do Marrocos expressa um posicionamento do país, que reivindica o território. Enquanto isso, a Argélia apoia a independência da região – ao contrário de boa parte da comunidade internacional.
Segundo relatos, a chegada da placa da “República do Saaraui” no evento em território japonês aconteceu graças a uma manobra diplomática que expressa bem a relação tensa entre marroquinos e argelinos, que possuem fronteira fechada desde 1994.
O objeto foi colocado na mesa de negociações por Lamine Baali, embaixadora da República do Saaraui na União Africana. A diplomata teria chegado ao encontro graças a um passaporte diplomático, fornecido pela Argélia.