Dinamarca planeja proibir cigarros e impedir que novas gerações fumem
Objetivo é fazer com que pessoas nascidas após 2010 não façam usam de nicotina; venda é permitida no país só para maiores de 18 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Dinamarca planeja proibir a venda de qualquer tipo de cigarro no país a fim de garantir que nenhuma pessoa nascida depois de 2010 consiga comprar. A iniciativa foi anunciada pelo ministro da Saúde dinamarquês, Magnus Heunicke, nesta terça-feira (15/3).
Atualmente, é preciso ter mais de 18 anos para comprar cigarros no país — tanto o cigarro de papel como o eletrônico. Agora, a Dinamarca considera livrar gerações futuras do vício em nicotina.
“Nossa esperança é que todas as pessoas nascidas em 2010 e depois nunca comecem a fumar ou usar produtos à base de nicotina. Se necessário, estamos prontos para proibir a venda para esta geração, aumentando progressivamente o limite de idade”, disse Heunicke.
Contudo, o país deverá enfrentar um problema: a rainha Margrethe II da Dinamarca, de 81 anos, é fumante de longa data. Ela chegou a ser conhecida no país como “Rainha do Cinzeiro”.
Conforme o Ministério da Saúde dinamarquês, cerca de 31% dos jovens de 15 a 29 anos são fumantes. O tabagismo é responsável pela morte de 13,6 mil pessoas por ano na Dinamarca, segundo o jornal Daily Mail.