Dilma se encontra com Putin nesta quarta-feira, em São Petersburgo
A ex-presidente do Brasil preside o banco do Brics e irá participar da cúpula Rússia – África, ao lado do líder russo
atualizado
Compartilhar notícia
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, sigla em inglês), mais conhecido como banco do Brics, Dilma Rousseff, irá se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (26/7), em São Petersburgo, no território russo.
O encontro acontece às vésperas de uma reunião de cúpula entre Putin e líderes sul-africanos na Rússia. O presidente russo tem buscado saídas para manter a economia do país em pé em meio às sanções dos países ocidentais em decorrência da Guerra da Ucrânia.
No entanto, Vladimir Putin não deverá comparecer à cúpula dos Brics marcada para acontecer em agosto deste ano, segundo o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Durante o encontro, os líderes que compõem o grupo irão discutir tratados de comércio e cooperação internacional.
Dilma no Brics
A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff assumiu o comando do banco do Brics em abril deste ano. A instituição financeira tem sede em Xangai, na China, e conta com a participação de todos os países que fazem parte do grupo.
O mandato de Dilma vai até julho de 2025. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, a ex-presidente foi indicada para presidir o NDB por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, para cooperação econômica entre as cinco nações.