metropoles.com

Diário de guerra: Rússia sofre novos boicotes, e ONU condena massacre

O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: novos vídeos mostram um ciclista sendo alvejado em Bucha e corpos recolhidos em Mariupol

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chris McGrath/Getty Images
Membros das forças armadas ucranianas atravessam uma ponte destruída perto da linha de frente em meio a combates em Bucha e Irpin em 3 de março de 2022 em Irpin, Ucrânia.
1 de 1 Membros das forças armadas ucranianas atravessam uma ponte destruída perto da linha de frente em meio a combates em Bucha e Irpin em 3 de março de 2022 em Irpin, Ucrânia. - Foto: Chris McGrath/Getty Images

O massacre em Bucha, cidade ucraniana próxima a Kiev, continua gerando impactos nas relações político-diplomáticas no mundo. A Rússia, que tem sido acusada de executar cidadãos e deixar corpos nas ruas e em covas coletivas, sofreu novas sanções como represália.

Da Organização das Nações Unidas (ONU) partiram as críticas mais duras. O país liderado pelo presidente Vladimir Putin foi acusado de crimes de guerra e de usar bombas que são proibidas.

Não parou por aí. Os Estados Unidos bloquearam o acesso russo a dólares no país, o que deve complicar muito a capacidade de pagamento das dívidas russas. A União Europeia impôs novas restrições internacionais. Mais de 100 diplomatas foram expulsos de países europeus.

Novos vídeos foram divulgados nesta terça-feira (5/4). Um ciclista foi alvejado no meio da rua em Bucha. O Exército russo retirou corpos da cidade de Mariupol.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou formalmente a Rússia no Conselho de Segurança da ONU pelo que chamou de tortura.

A diplomacia russa voltou a falar em “nazismo” como justificativa para invasão ao território ucraniano, em 24 de fevereiro. O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, defendeu que os seus conterrâneos estão “levando a paz” ao país vizinho.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?