Diário de guerra: Putin é acusado de crime de guerra, e tensão aumenta
O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: União Europeia e os EUA confirmaram nova rodada de sanções após imagens de massacre
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo reagiu incrédulo ao que seria um massacre russo contra a cidade de Bucha, nas proximidades de Kiev. As imagens de corpos abandonados nas ruas e de covas coletivas desencadearam uma série de medidas, além de troca de acusações. A União Europeia e os Estados Unidos confirmaram uma nova rodada de sanções contra a Rússia. Diplomatas russos foram expulsos de três países europeus.
O presidente norte-americano, Joe Biden, voltou a defender que o líder russo, Vladimir Putin, seja julgado por crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de cometer crime de guerra ao visitar a cidade de Bucha, onde foram feitas as imagens dos corpos deixados nas ruas após a saída das tropas russas. Para ele, o ataque foi um “genocídio”. O líder chamou as forças rivais de “carniceiras, estupradoras e saqueadoras”, e pediu mais sanções contra o inimigo.
O governo russo nega que tenha promovido o massacre. A Rússia alega que as imagens do massacre foram encenadas e editadas pelos Estados Unidos e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, acusou a Ucrânia de “encenação”. “Nem um único residente de Bucha sofreu qualquer violência”, alegou.
Segundo o governo ucraniano, ao menos 400 corpos foram encontrados na rua ou em valas rasas. O Kremlin pediu uma análise oficial do que chamou de “provocação” ucraniana.
Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:
- Zelensky chama forças russas de “carniceiras” e “estupradoras”.
- Biden defende que Putin seja julgado por crimes de guerra na Ucrânia.
- Rússia nega genocídio em Bucha: “Rejeitamos categoricamente”.
- Alemanha expulsa 40 diplomatas russos após ataque em Bucha, na Ucrânia.
- Europa abre inquérito para investigar massacre na Ucrânia.
- Guerra na Ucrânia já causou a morte de 1,4 mil civis, estima a ONU.
- Massacre na Ucrânia: diplomatas russos são expulsos de países europeus.
- Kiev impõe toque de recolher, e Ucrânia faz alerta para novos ataques.
- EUA e União Europeia articulam novas sanções econômicas contra russos.
- “Nem um único residente de Bucha sofreu violência”, diz Rússia na ONU.
- “Culpados devem ser punidos”, exige Zelensky após massacre na Ucrânia.