metropoles.com

Diário de guerra: Putin é acusado de crime de guerra, e tensão aumenta

O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: União Europeia e os EUA confirmaram nova rodada de sanções após imagens de massacre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chris McGrath/Getty Images
Membros das forças armadas ucranianas atravessam uma ponte destruída perto da linha de frente em meio a combates em Bucha e Irpin em 3 de março de 2022 em Irpin, Ucrânia.
1 de 1 Membros das forças armadas ucranianas atravessam uma ponte destruída perto da linha de frente em meio a combates em Bucha e Irpin em 3 de março de 2022 em Irpin, Ucrânia. - Foto: Chris McGrath/Getty Images

O mundo reagiu incrédulo ao que seria um massacre russo contra a cidade de Bucha, nas proximidades de Kiev. As imagens de corpos abandonados nas ruas e de covas coletivas desencadearam uma série de medidas, além de troca de acusações. A União Europeia e os Estados Unidos confirmaram uma nova rodada de sanções contra a Rússia. Diplomatas russos foram expulsos de três países europeus.

O presidente norte-americano, Joe Biden, voltou a defender que o líder russo, Vladimir Putin, seja julgado por crimes de guerra cometidos na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de cometer crime de guerra ao visitar a cidade de Bucha, onde foram feitas as imagens dos corpos deixados nas ruas após a saída das tropas russas. Para ele, o ataque foi um “genocídio”. O líder chamou as forças rivais de “carniceiras, estupradoras e saqueadoras”, e pediu mais sanções contra o inimigo.

O governo russo nega que tenha promovido o massacre. A Rússia alega que as imagens do massacre foram encenadas e editadas pelos Estados Unidos e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, acusou a Ucrânia de “encenação”. “Nem um único residente de Bucha sofreu qualquer violência”, alegou.

Segundo o governo ucraniano, ao menos 400 corpos foram encontrados na rua ou em valas rasas. O Kremlin pediu uma análise oficial do que chamou de “provocação” ucraniana.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?