Diário de guerra: Putin bane ONGs de direitos humanos; ataque mata 50
O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: a União Europeia anunciou novas sanções contra a Rússia na 5ª rodada de punições
atualizado
Compartilhar notícia
Após acusações de supostas violações das leis de guerra, a Rússia baniu 15 organizações não governamentais de direitos humanos. Entidades como Anistia Internacional e a Human Rights Watch foram punidas.
Sem explicar, o Ministério da Justiça da Rússia revogou o registro das organizações sem detalhar quais seriam essas supostas violações.
O anuncio do governo russo ocorreu após a Human Rights Watch denunciar “vários casos de forças militares russas cometendo violações das leis de guerra” na Ucrânia.
Imagens do ataque russo à estação de trem de Kramatorsk mostra centenas de civis que estavam na estação aguardando um trem para deixar o país, quando um míssil russo atingiu o local. Além dos 50 mortos, há 87 pessoas feridas, segundo a imprensa internacional.
Fotos registram dezenas de corpos no chão, ao lado de malas e mochilas. Outra publicação mostra uma grande nuvem de fumaça e autoridades de segurança tentando conter as chamas.
A União Europeia oficializou novas sanções econômicas e comerciais contra a Rússia e anunciou o boicote a carvão, madeira e produtos químicos produzidos no país liderado pelo presidente Vladimir Putin.
Na Ucrânia, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) atualizou o número de refugiados na guerra na Ucrânia.
Ao todo, 4,3 milhões de habitantes fugiram do país no Leste Europeu. Apesar dos números alarmantes, o padrão de fuga, segundo a agência, está desacelerando.
Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:
- Em nova rota, Rússia foca em bombardeios no sul e no leste da Ucrânia.
- Ataque russo a uma estação de trem na Ucrânia deixa ao menos 50 mortos.
- Ucrânia volta a acusar Rússia de usar bombas de fragmentação na guerra.
- Reino Unido anuncia sanções e congela bens das filhas de Putin.
- ONU: 4,3 milhões de refugiados deixaram Ucrânia durante a guerra.
- Rússia expulsa 45 diplomatas poloneses em represália.
- Rússia bane 15 ONGs de direitos humanos: “Violações da legislação”.
- União Europeia boicota madeira e carvão russo em 5ª rodada de sanções.