metropoles.com

Diário de guerra: países pedem paz em meio ao risco de faltar comida

Metrópoles traz guia com as principais notícias do dia: mais famintos no mundo, comida 20% mais cara e esforços para um cessar-fogo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ERIC FEFERBERG/POOL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Emmanuel Macron, presidente da França -- Metrópoles
1 de 1 Emmanuel Macron, presidente da França -- Metrópoles - Foto: ERIC FEFERBERG/POOL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Desestabilizar. Esse foi o verbo usado pelo presidente francês, Emmanuel Macron (foto em destaque), ao falar que pode faltar comida no prato de parte do mundo. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia efetivamente já começou a desestabilizar a oferta de alimentos na Europa e na África. O problema pode se prolongar pelos próximos 18 meses.

Para o líder francês, que tem tentado costurar uma acordo de cessar-fogo, somente o fim do conflito poderá atenuar a situação dramática. “Devemos nos preparar e reavaliar nossas estratégias de produção”, alertou nessa sexta-feira (11/3).

O G7, grupo que reúne os países mais ricos do mundo, admitiu que o número de famintos vai aumentar e que a comida pode ficar até 20% mais cara no mundo todo.

O mundo acompanha os desdobramentos das conversas entre russos e ucranianos. Nessa sexta-feira, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Haris; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, trataram da guerra e pediram paz.

Dos norte-americanos vieram mais sanções. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, proibiu a compra de bebidas (como vodka), pescados (como o caviar) e pedras preciosas (como diamantes) russos. Reino Unido e União Europeia estudam mais penalidades.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?