Diário de guerra: ONU vê “execuções” na Ucrânia, e EUA debate defesa
O Metrópoles reúne as principais notícias da guerra: EUA agrupa 20 países para discutir defesa ucraniana. Putin se reúne com chefe da ONU
atualizado
Compartilhar notícia
Prestes a participar de uma reunião em Moscou com o presidente Vladimir Putin, a Organização das Nações Unidas (ONU) acusou formalmente o Exército russo de “execuções sumárias”, consideradas crime de guerra.
“As Forças Armadas russas bombardearam de maneira indiscriminada zonas residenciais, mataram civis e destruíram hospitais, escolas e outras infraestruturas civis, em ações que poderiam constituir crimes de guerra”, explicou em Genebra, na Suíça, a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Putin vai receber o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para dialogar, em Moscou, sobre a guerra na Ucrânia. O encontro ocorrerá na terça-feira (26/4).
Sem acordo de paz à vista, os bombardeios continuam. A Ucrânia acusa a Rússia de esconder evidências de supostos crimes de guerra. Segundo autoridades locais, em Mariupol, cidade portuária que foi tomada pelos russos, há uma vala comum que pode conter até 9 mil corpos de civis.
Para tentar frear a guerra, os Estados Unidos anunciaram que mais de 20 países aceitaram participar de uma conferência para debater a defesa da Ucrânia. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, adiantou que não há medidas concretas definidas para atuação dessas nações. “Não levaremos conosco um pacote de medidas pré-aprovadas”, frisou.
Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:
- Obstinada por Donbass e pelo sul ucraniano, Rússia já tomou 42 cidades.
- Rússia mira região separatista na Moldávia em novos ataques na Ucrânia.
- Número de refugiados da Ucrânia é o maior desde a 2ª Guerra: 5,1 mi.
- ONU acusa formalmente a Rússia de “execuções sumárias” na Ucrânia.
- Chefe da ONU vai se reunir com Putin em Moscou após escalada da guerra.
- Ucrânia acusa Rússia de esconder até 9 mil corpos em vala comum.
- Rússia pressiona Ucrânia para aceitar acordo: “Estão derrapando”.
- EUA reúne 20 países em reunião da Otan para discutir defesa da Ucrânia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.