metropoles.com

Diário de guerra: ONU vê “execuções” na Ucrânia, e EUA debate defesa

O Metrópoles reúne as principais notícias da guerra: EUA agrupa 20 países para discutir defesa ucraniana. Putin se reúne com chefe da ONU

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maxym Marusenko/NurPhoto via Getty
Homem passa perto de máquinas militares russas destruídas na floresta no norte de Kiev, Ucrânia
1 de 1 Homem passa perto de máquinas militares russas destruídas na floresta no norte de Kiev, Ucrânia - Foto: Maxym Marusenko/NurPhoto via Getty

Prestes a participar de uma reunião em Moscou com o presidente Vladimir Putin, a Organização das Nações Unidas (ONU) acusou formalmente o Exército russo de “execuções sumárias”, consideradas crime de guerra.

“As Forças Armadas russas bombardearam de maneira indiscriminada zonas residenciais, mataram civis e destruíram hospitais, escolas e outras infraestruturas civis, em ações que poderiam constituir crimes de guerra”, explicou em Genebra, na Suíça, a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Putin vai receber o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para dialogar, em Moscou, sobre a guerra na Ucrânia. O encontro ocorrerá na terça-feira (26/4).

Sem acordo de paz à vista, os bombardeios continuam. A Ucrânia acusa a Rússia de esconder evidências de supostos crimes de guerra. Segundo autoridades locais, em Mariupol, cidade portuária que foi tomada pelos russos, há uma vala comum que pode conter até 9 mil corpos de civis.

Para tentar frear a guerra, os Estados Unidos anunciaram que mais de 20 países aceitaram participar de uma conferência para debater a defesa da Ucrânia. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, adiantou que não há medidas concretas definidas para atuação dessas nações. “Não levaremos conosco um pacote de medidas pré-aprovadas”, frisou.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?