metropoles.com

Diário de guerra: ONU teme armas nucleares, e acordo de paz falha

Metrópoles traz guia com as principais notícias do dia: russos e ucranianos não se entendem e marcam nova reunião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Twitter
António Guterres
1 de 1 António Guterres - Foto: Reprodução/ Twitter

O possível uso de armas nucleares na guerra na Ucrânia voltou a assombrar o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) está monitorando o Exército russo e diz ter indícios de possível emprego desse tipo de arsenal.

O secretário-geral da entidade, Antonio Guterres (foto em destaque), classificou o movimento russo como um “desenvolvimento de arrepiar os ossos”. Guterres foi categórico: “A perspectiva de um conflito nuclear, antes impensável, agora está de volta ao campo da possibilidade”.

Terminou sem consenso mais uma reunião entre russos e ucranianos. A negociação de um cessar-fogo será retomada na terça-feira (15/3). O encontro acabou com uma “pausa técnica”.

Sirenes antiataques foram acionadas em Kiev, capital e coração do poder na Ucrânia, e em Lviv, uma das maiores cidades do país. A segunda-feira (14/3), 19º dia de guerra, teve uma escalada nos bombardeios, que tiveram início em 24 de fevereiro.

Em um dia de intenso bombardeio na Ucrânia, uma torre de TV foi alvejada em Rivne. Um aeródromo e uma área residencial também foram atacados.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a prometer apoio à Ucrânia e garantiu que o país seguirá garantindo armas, dinheiro e comida para os ucranianos. Na mesma ocasião, atacou o presidente russo, Vladimir Putin, chamando-o de “autocrata” e “aspirante a imperador”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fará um discurso ao Congresso dos Estados Unidos, em sessão conjunta, na próxima quarta-feira (16/3). É raro que um líder estrangeiro tenha a possibilidade de falar diretamente aos parlamentares norte-americanos.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?