metropoles.com

Diário de guerra: ONU retira civis de Azovstal; Putin quer rendição

Ucrânia e Rússia divergem sobre a situação dos combates na região. Complexo industrial é último reduto em cidade destruída

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Omar Marques/Anadolu Agency via Getty Images
civis estação de trem Lviv
1 de 1 civis estação de trem Lviv - Foto: Omar Marques/Anadolu Agency via Getty Images

A cidade costeira de Mariupol segue cenário de uma batalha sangrenta – e aparentemente, interminável. O complexo siderúrgico de Azovstal é considerado o último reduto de resistência para civis e tropas ucranianas no local.

Nessa quinta-feira (5/5), em ligação com o primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, o presidente russo, Vladimir Putin, alegou estar disposto a abrir caminhos para a retirada segura da população. Para isso, porém, exigiu a rendição dos soldados que continuam no local.

Enquanto isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou a segunda operação de resgate na siderúrgica. António Guterres, secretário-geral da instituição, declarou, em entrevista à francesa RFI, que “uma segunda retirada está em curso; um segundo comboio da ONU e do Comitê internacional da Cruz Vermelha (CICR) busca os civis na cidade de Mariupol”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu mais detalhes sobre o resgate. “Mais de 150 pessoas de Azovstal e mais de 300 pessoas de Mariupol e seus subúrbios que foram evacuadas pelo corredor humanitário esta semana já estão recebendo toda a ajuda de que precisam”, afirmou o mandatário.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?