metropoles.com

Diário de guerra: mundo teme escalada da guerra, e Rússia faz ameaças

O Metrópoles reúne principais notícias da guerra: EUA reúne mais de 40 países para discutir apoio à Ucrânia e novos rumos do conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério do Interior de Transnístria
Moldávia relata 2º ataque em região separatista; base militar é o alvo
1 de 1 Moldávia relata 2º ataque em região separatista; base militar é o alvo - Foto: Ministério do Interior de Transnístria

Os mais recentes desdobramentos da guerra mostram como o conflito no Leste Europeu pode ganhar contornos ainda mais graves. Ataques em dois dias seguidos na Transnítria, região separatista pró-russa da Moldávia, espalharam um clima de tensão no mundo.

Nessa terça-feira (26/4), a Moldávia relatou o segundo ataque na região separatista pró-Rússia da Transnístria (foto em destaque). A investida direcionou-se contra uma unidade militar perto da cidade de Tiraspol.

Nesse território, o alerta contra terrorismo foi elevado para o nível vermelho. Após a ofensiva, foram fixados pontos de controle pelo local. As explosões danificaram uma antiga antena de transmissão de rádio da época da União Soviética.

Foi o segundo ataque na área. Na segunda-feira (25/4), a Transnístria registrou uma série de explosões. Não se sabe o responsável – enquanto os russos tentam atribuir o ataque aos ucranianos, a própria Moldávia acha que é uma operação russa para arrastar o país para a guerra.

As movimentações deixaram o mundo em alerta com a escalada da guerra no Leste Europeu. Estados Unidos e países europeus estão se preparando para enfrentar novos contornos do conflito.

Os norte-americanos reuniram nessa terça mais de 40 países para discutir como podem ajudar a Ucrânia em curto e longo prazo.

A Rússia não demonstrou disposição para parar. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, descartou um acordo de paz em breve espaço de tempo.

Além disso, o Kremlin ameaçou o Reino Unido com uma “resposta proporcional” se os britânicos continuarem apoiando a Ucrânia em ataques contra o território russo. O país de Vladimir Putin falou em “lançar ataque”. Os britânicos reagiram e pediram que a Ucrânia aumente a produção militar.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?