Diário de guerra: Moldávia atacada, e ministro russo fala em 3ª Guerra
O Metrópoles reúne principais notícias da guerra: ministro do Exterior ataca Otan e afirma que risco de 3ª Guerra Mundial é “real”
atualizado
Compartilhar notícia
Duas situações indicam como a guerra está recrudescendo. A Moldávia registrou um ataque com granadas. A Rússia investiga dois incêndios que ocorreram na região da fronteira com a Ucrânia. Para fechar mais um dia tenso no Leste Europeu, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, afirmou que há “riscos consideráveis” de uma guerra nuclear, e que as chances de uma Terceira Guerra Mundial são reais.
A Transnístria, região separatista pró-Rússia da Moldávia, registrou uma série de explosões no Ministério da Segurança do Estado. O governo afirma que os disparos foram feitos com um lançador de granadas antitanque portátil.
Enquanto isso, Lavrov, pontuou, nessa segunda-feira (25/4), que o país continuará as tratativas para um acordo de paz com a Ucrânia, mas que o risco de uma terceira guerra mundial “é sério, é real, e você não pode subestimá-lo”.
Salientou ainda que os riscos de uma guerra nuclear são consideráveis, mas disse que a Rússia não quer “aumentar esses riscos artificialmente”.
Dois grandes incêndios atingiram depósitos de petróleo na cidade russa de Bryansk, a menos de 150 km da fronteira com a Ucrânia. As causas são investigadas pelo Kremlin.
As informações foram divulgadas nessa segunda-feira (25/4) pela imprensa estatal russa. Agências internacionais de notícias afirmam que o incêndio pode ser uma sabotagem ucraniana. Autoridades do país comandado por Zelensky não se manifestaram.
Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:
- Rússia faz ataques simultâneos em cinco estações de trem na Ucrânia.
- Ucranianas foram estupradas antes de serem mortas, afirmam médicos.
- Estados Unidos falam em enfraquecer a Rússia após reunião com Zelensky.
- Finlândia e Suécia farão pedido conjunto em maio para entrar na Otan.
- Rússia investiga incêndios em cidade próxima a fronteira com a Ucrânia.
- Em represália, governo russo expulsa 40 diplomatas alemães.
- Região separatista pró-Rússia da Moldávia é atacada com granadas.
- Kiev vai retirar estátua símbolo da amizade entre russos e ucranianos.
- Rússia acusa Ucrânia de atacar Belgorod, na fronteira entre os países.
- Rússia diz não querer “aumentar” chance de guerra nuclear.
- Risco de terceira guerra mundial é real, diz ministro de Putin.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.