metropoles.com

Diário de guerra: Biden sobe o tom, e reuniões têm poucos resultados

O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: presidente dos EUA demonstra preocupação com crise humanitária, e países impõem sanções

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Ele usa terno escuro e camiseta clara. Ele tem cabelos brancos- Metrópoles
1 de 1 Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Ele usa terno escuro e camiseta clara. Ele tem cabelos brancos- Metrópoles - Foto: Win McNamee/Getty Images

As reuniões entre líderes mundiais não apresentaram resultados tão expressivos como era esperado. Foram decretadas novas sanções econômicas e mais apoio militar, mas nada que propriamente tenha impacto suficiente para pressionar por um cessar-fogo imediato.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmou que a Rússia pretende usar armas químicas e biológicas contra a Ucrânia. Prometeu reação, assim como representantes de Reino Unido, França e Alemanha, entre outros.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou, contudo, preocupação com a catástrofe humanitária gerada pela guerra e os próximos passos do líder russo, Vladimir Putin.

Na primeira fala após a reunião de cúpula da Otan, em Bruxelas, na Bélgica, na quinta-feira (24/3), Biden defendeu a expulsão da Rússia do G20, grupos dos países mais ricos do mundo. A Polônia, país integrantes da Otan e que faz fronteira com a Ucrânia, propõe a medida como forma de isolar e enfraquecer Putin.

Biden confirmou que os Estados Unidos vão acolher 100 mil refugiados ucranianos e oferecer US$ 1 bilhão (R$ 4,8 bilhões) em ajuda humanitária ao país.

Além disso, será criado um sistema de monitoramento para registrar e punir pessoas ou países que violarem as sanções econômicas contra a Rússia.

O presidente norte-americano comemorou a união dos países da Otan e europeus. “Ficou claro que ele achou que a gente não conseguiria manter essa coesão. Ele conseguiu o resultado exatamente oposto”, concluiu o líder norte-americano.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?